quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cuidar de quem se gosta...









Tenho vivenciado nos últimos 2 anos uma experiência fascinante no que se refere ao "cuidar de quem e do que se gosta". Em pouco tempo, precisei aprender rapidamente a demonstrar para um conjunto variado de pessoas, com as quais não havia estabelecido nenhum tipo de contato anterior a importância da arte do cuidar. Essa arte é algo que não se aprende (muito) em livros, encontrei poucos e Jean Yves Leloup, psicólogo francês, no livro A Arte do Cuidar, nos ensina a pedagogia do cuidado como uma das orientações sábias e práticas para o dia-a-dia de uma vida sustentável, amorosa e feliz. Também recorri às memórias da infância, às vivências passadas e observações do cotidiano. Bem, aqui compartilho um pouco sobre o que sei...


Em essência, a arte de cuidar está na prática de uma escuta afetuosa (escutar com o coração) capaz de ir além da limitação das palavras, ir mais fundo de si, sendo. É abrir-se ao outro escutando o teor de seus pensamentos, sentimentos e sendo sensível a sua vibração energética. Esse tipo de cuidado alicerçado na sensibilidade da escuta é que cria o campo fértil para a manifestação de uma inteligência amorosa transformadora.


Mas, além da escuta afetuosa que outras boas atitudes nos auxiliam na arte de cuidar? Dou algumas pistas do que tenho aprendido e, na medida do possível, praticado:


  • Dar valor e incentivar as boas iniciativas
  • Elogiar sempre que tiver oportunidade
  • Ser gentil ao falar
  • Ajudar a reconhecer os erros com delicadeza (Confissão: esse é o exercício mais difícil!)
  • Reconhecer os talentos e habilidades especiais de cada um
  • Apoiar na hora da necessidade, sem julgamentos
  • Compartilhar vivências pessoais
  • Perserverar no cuidado, ainda que no decorrer do caminho sejam criadas limitações.

É isso. Seguimos aprendendo e cuidando.